PplWare Mobile

Multi-touch com Interface “Minority Report” – Mgestyk

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Francisco Aragão


  1. prom says:

    Adorei ali no 2º video o momento da força. 1:23 lol 😀

  2. A friend says:

    Este já conhecia a algum tempo…
    é pena é a camera ter que ser “especial”
    .. mas sem duvida espetacular.

  3. Tiago Cruzeiro says:

    Ahah já vi onde o “project natal” foi buscar a ideia xD

  4. Aptenodytes Tuxus says:

    Tal como nos comentários do video, pergunto… como é que se movimentam na parte em que estão a jogar Halo? E já agora no de corridas como é que aceleram (e travam)? Há pormenores que não batem certo, tempos de resposta que variam de exemplo para exemplo… enfim, deixam-me bastante duvidoso quanto à veracidade disto.

  5. kekes says:

    Só uma coisa é so a mim ou os videos não estao a dar?

  6. Mário says:

    Os videos estão a dar … o_o

    @Aptenodytes Tuxus – tambem me parece que os tempos de resposta nao sao os melhores. Para já penso que é um acessório dispensável. Mas, promete ser algo utilizável num futuro próximo…

    Para já, velhos do restelo ainda acho q vao tendo razao lol

  7. Francisco Aragão says:

    @Aptenodytes Tuxus

    É verídico, para acelerar e travar basta aproximares ou afastares as mãos da câmera, eixo dos zz.

    E o tempo de resposta é bastante lento, ou seja o processamento dos dados da imagem é demoroso, o que se traduz em Lag, também podem ser erros do vídeo. Se o projecto Natal existe, porque não há de existir este?

    Cumprimentos

    • Aptenodytes Tuxus says:

      Ainda assim acho estranho no halo os tiros serem quase instantaneos, e no guitar hero ou que raio é também se nota que o tempo de resposta é bem menor.

      Pelo menos o Natal consegue ter uma resposta bem melhor, para além de que já foi demonstrado a olhos vistos e não videos que poderão ter sido fabricados :S

      • Sepas says:

        Tens sempre a apresentação deles na CES deste ano, a olhos vistos, vê o 1º vídeo:

        http://www.mgestyk.com/

        • Aptenodytes Tuxus says:

          Obrigado, aí realmente já se vê melhor o funcionamento (que ainda tem que melhorar, mas com o tempo talvez o consigam) 😉

          Parece que a Microsoft tem um concorrente ao Natal, só lhes falta o microfone integrado

      • Francisco Aragão says:

        Também não posso estar para aqui a defende-los enquanto não testar…

        Também tens que ter em conta que a Microsoft é uma empresa grande e que se eles lançaram o projecto Natal é porque funciona minimamente bem. Aqui a empresa é diferente e ainda estão em fase Beta…

        É natural que o programa e os controladores ainda não estejam nas melhores condições, até porque nem sequer têm o produto à venda…

        Mesmo assim eu confio nos vídeos.

        Cumprimentos

  8. curioso says:

    este sistema tem um delay demasiado grande para jogos com muita acção, este delay torna impossível jogar muitos jogos.

  9. Gerardo says:

    Mas isto é apenas o começo de algo espectacular. Dê-lhe 10 anos, umas luvas para termos a sensação de agarrar objectos e os jogos serão algo do outro mundo.

    Os nossos filhos (ou netos, depende da idade 😀 ) vã-nos chamar uns básicos por gostarmos de “joguinhos” com teclado+rato.

  10. David Leal says:

    A EVOLUÇÃO!

  11. Tom says:

    isto é muito giro. já me imagino a jogar need for speed uma tarde, com os bracinhos levantados que nem múmia. e no outro dia meto baixa por não poder trabalhar com dores musculares. se a malta dos joguinhos quisesse divertir-se e fazer algum tipo de esforço ao mesmo tempo ia jogar à bola, andar de bicicleta, piscina, etc. o pessoal até prefere tocar guitarra num teclado do que numa guitarra. enfim mas não nego a utilidade. pornografia em 3d e com sentido do tacto parece importante … já agora sugiro transformar a wikipedia num livro virtual e depois eliminar a pesquisa e desfolhá-lo como se fosse mesmo um livro. e tetris com peso, ah? brutal. ali vem uma barra de 50 kilos. desviem o sofá que tenho de a levar para a outra ponta da sala e virar 😀

  12. gd says:

    Por amor de deus isto é uma trampa cheia de lag. Quem é que joga assim…

  13. R3volution says:

    Penso que a maior utilidade desta ferramenta será nas palestras / apresentações ou em media center de sala – sempre é melhor que um comando… digo eu… É algo que para o dia-a-dia acho que não compensa fisicamente.

    • tintas says:

      Sim de facto acho q tens razão. Só mesmo em palestras e assim , porque no dia-a-dia acaba até por ser mt mais lento do que um rato e outros dispositivos 🙂

  14. tintas says:

    Pessoalmente n vejo quais as vantagens de ter de estar ali a mexer as mãos em relação a ter um rato normal :S

    Principalmente no inicio ela a ver os albuns ou que…que grande treta era mt melhor ir lá com o rato mas enfim…

    Estar uma hora jogar aquele joguinho de carros com as mãos no ar num volante imaginário deve ser tambem cansativo digo eu 😛

    • A friend says:

      Se calhar o rato é mais pratico mas epah…
      preciso alternativas porque senão a geração hi-tech vai ter toda tendinites e sindrome de LER (Lesão por Esforço repetitivo)… 😀

  15. Kayn says:

    um sério melhoramento no tempo de resposta é necessário para qualquer coisa mais exigente que um jogo de solitário.

    A tech é engraçada, já havia qualquer coisa muito semelhante, que até eu testei (este é aperfeicoado) com uma webcam banal, por isso, e até pode nem ser verdadeiro, mas nao vejo como é que sequer pode haver dúvidas sobre veracidade.

    A diferença é que este realmente trabalha no escuro (nada de especial aí, infravermelhos já poe camaras a trabalhar no escuro a muito) e a “camara 3D” até pode ter qualquer coisa de especial, mas todas as outras camaras, tanto quanto eu consigo perceber, já detectam os 3 eixos, não é nada de novo.
    A sensibilidade de uma camara reduz bastante quando trabalha em modo nocturno com iv’s, por isso para manter a capacidade de resposta em relacao a um ambiente com luz, qualquer coisa deve ter sido feita. Aqui não tenho duvidas que teve que haver melhorias.

    O resto é software. Também não vejo uma dificuldade impossivel aí, considerando o que foi apresentado, com o que eu testei. Com dedicação suficiente é possivel programar praticamente qualquer coisa.

    O exemplo dado nas corridas sobre travar e acelerar… bem, pode ser implementado de varias maneiras com varios gestos. Ou, a titulo de exemplo, pode nem ter sido implementado de todo, o carro pode ter uma velocidade e/ou uma aceleração linear só mesmo para titulo de exemplo, não vejo probs ai tambem.

    Mas concordo que jogos, não são mesmo o melhor exemplo para o material actual existente (então fps’s…)
    Quanto ao facto de “estar com os braços no ar” ou semelhante, bem, só tenho uma palavra: wii.
    A diferença de jogar numa wii, em termos de movimentos, é pouca ou nenhuma em relação a isto exceptuando que tens um comando na mão para carregar em botoes. E a wii teve sucesso incontestavel.
    Depois é preciso ver em que situações isto pode ser usado. Há situações onde isto pode bater aos pontos o rato. Uma apresentação parece-me ideal. Para desktop, parece-me questão de habito.
    Para os exemplos, qual é o problema de mexer albuns daquela maneira? se nao estou em erro, a apple já tem um sistema semelhante com touch (no iphone ou nos macbooks/itunes com o touchpad enorme deles talvez? nao me recordo). E ninguem contesta o sucesso da apple ou até a sua utilidade prática.

    Espero que continuem a trabalhar nisto. O projecto tem montes de potencial e as aplicações de uma coisa destas evoluida são imensas. Pode ser o substituto da tecnologia touch e não vejo problema em substituir perifericos como um rato, caso isto seja desenvolvido ao ponto de ter a precisao e tempo de resposta de um.
    Podemos vir a ver este tipo de cams equipadas de serie em portateis daqui a uns tempos, se o mundo for nesse sentido.

  16. grained says:

    a ideia de isso substituir o rato é como a ideia do rato substituir um teclado…. ja andam a tanto tempo a tentar mudar o modo como fazemos as coisa mas um rato e um teclado ainda é a melhor… claro que se algum software for feito para isto até é capaz de funcionar mas só mesmo nesse SW … mas mesmo que eliminem o lag e aumentem a precisão, é impossivel mapear tantas funcionalidades com gestos como as que são mapeadas com teclas, por alguma razão os comandos da wii têm botões…

  17. PCLIFTING.PT says:

    Ainda certamente com alguns ajustes por fazer, sem duvida que o futuro vai ser assim!!!

    http://www.peliculas.pt.vu

  18. Daniel Pontes says:

    Não percebi a parte do wiimote… não vi nada que não se faça já na wii e com grandes jogos. Aliás, e sem o wiimotion plus.

  19. Kayn says:

    Bem, se formos ao extremo, há uma linguagem inteira gestual, muito mais abrangente que um simples teclado, não há de ser por falta de gestos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.