Truques, bugs e falhas no Google Chrome
O browser que, segundo o analista Douglas Anmuth, irá ultrapassar o Firefox, dentro de dois anos, volta ao Peopleware. Depois de termos analisado e disponibilizado alguns temas para o Google Chrome, quer conhecer os segredos do Chrome?
Tal como no Firefox, há inúmeras páginas escondidas no Google Chrome. Algumas com pouca utilidade, outras com informação mais detalhada e técnica. Vamos então conhecer algumas:
about: ou about:versionPágina com informações sobre sobre o Google Chrome, desde a versão ao user agent.
about:cacheAqui pode encontrar todos os ficheiros em cache no seu web browser.
about:histogramsUma lista de histogramas e contadores de funções internas do Google Chrome.
about:networkNesta página, clique no botão Start I/O tracking e abra um novo separador. Ser-lhe-ão mostrados todos os elementos carregados neste novo separador, de imagens a favicons, passando por ficheiros de CSS, JS, e outros!
about:statsUma divertida nota no topo da página faz saber que esta página é secreta! Provavelmente, será utilizada para obter informação útil e diagnosticar em caso de bugs ou outros problemas.
about:memoryAqui encontrará estatísticas da utilização de recursos de todos os processos do Google Chrome. Mais interessante do que isso, são também listados outros browsers, caso em execução, para que os possa comparar.
about:dnsO Google Chrome é capaz de guardar informações sobre o DNS dos sites que visita para que, numa próxima utilização, estes abram com maior rapidez. Este modo pode ser desactivado na janela de opções.
about:pluginsAqui poderá encontrar uma lista de todos os plugins instalados para o Google Chrome: Silverlight, Shockwave, ActiveX e até o Google Gears e Google Update.
about:internets
The Tubes are Clogged! lê-se no título desta página. Apenas uma brincadeira, partindo das palavras do Senador norte-americano Ted Stevens, que não funciona no Windows Vista. Aqui encontrará um… screensaver do Windows!
about:crashSe ainda não encontrou o ecrã Sad Tab do Google Chrome, saiba nesta página como é!
about:hangDigite este comando num separador já existente e o seu processo será congelado. Não poderá fazer mais nada nele, embora todos os outros continuem a funcionar.
Por fim, algo mais sério. Já sabemos que cada separador funciona em sandbox ou, em bom português, numa caixa de areia. Desta forma, tudo fica lá, em diferentes processos, evitando que uma falha afecte toda a aplicação. Quer mesmo saber como estragar tudo?
about:%Com este comando, não há nada que o salve. O Google Chrome bloqueia e tudo o que pode fazer é fechá-lo e voltar a abrir. Nada muito importante, apenas mais um dos muitos segredos deste navegador. Na verdade, basta digitar % seguido de dois pontos ( : ) e o Google Chrome irá sempre falhar. Experimente com pplware:%.
Até ao momento 8 bugs foram confirmados no Google Chrome. A maioria prende-se com falhas no WebKit e não com o próprio web browser.
Arquivado na categoria: Internet, Software
52 comentários a “Truques, bugs e falhas no Google Chrome”
Deixe o seu comentário
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.








4 de Setembro de 2008 às 11:38 am
Falta aí este: http://img84.imageshack.us/img84/7848/55334208ze6.png
4 de Setembro de 2008 às 11:39 am
Já existe um bug, mas o bug, era do browser da Apple Safari.
4 de Setembro de 2008 às 11:46 am
Este Google Chrome está instalado no meu pc mas não o uso…
Embora a sua quota de mercado esteja a crescer.
Por enquanto, o Opera serve-me muito bem mesmo, de forma que não me espanta o Google Chrome.
Quanto à raposa flamejante, já gostei muito daquele browser e ainda gosto! Uso na pen, mas acho que vai começar a sofrer os efeitos da idade…digo eu
O IE pelo menos quanto a mim está a sofrer pelo que foram as versões anteriores, mas convenhamos, a última versão está excelente!!
4 de Setembro de 2008 às 11:49 am
Pessoal, para a estatística
quem é que daqui usa browsers para além dos mais usados? (IE e Firefox)
Estou a falar do Opera, Safari, Avant, entre outros…
O Avant vale mesmo a pena…? Instalei-o mas nem lhe dei oportunidade para me convencer…
4 de Setembro de 2008 às 12:12 pm
@ paulf
O avant já usei, pode ter mais velocidade que o IE e tal mas não convence….. Em casa uso maioritariamente este Chrome e o K-meleon…
4 de Setembro de 2008 às 12:20 pm
@paulf
Eu usei o Avant durante muitos anos e durante muito tempo ele estava à frente do IE e do FF, no entanto, desde que saiu o IE7 e o FF2 deixei de o utilizar pois comecei a achá-lo demasiado confuso.
No entanto lembro-me que no tempo em que só havia o IE5 o Avant estava muito à frente pois já nessa altura trabalhava com abas e outras modernices do género, o que dava muito jeito.
Hoje fico-me pelo FF3 e agora também com o novíssimo Chrome que, apesar de ser Beta, acho-o muito interessante e com muito para evoluir.
Aquele abraço
4 de Setembro de 2008 às 12:22 pm
Eu fiz alguns testes por cá e verifiquei que vou continuar fiel ao meu Firefox enquanto o Chrome estiver em fase beta. O consumo de memoria no FF é bastante menor. O Cr só ganha pela rapidez de acesso. E os próprios conteúdos não se apresentam de igual forma num ou noutro browser mas isso deve-se ao facto de que os códigos com que a pagina é construída não estarem de acordo com as regras definidas.
O tempo irá ser o nosso melhor companheiro…
cumpts
4 de Setembro de 2008 às 12:27 pm
a mim num site que uso com alguma frequência diz que os controles ActiveX e Java não estão habilitados no navegador.
na sei que tem
4 de Setembro de 2008 às 12:34 pm
‘Uau!’??? xD
4 de Setembro de 2008 às 12:37 pm
@Sepas
hum..K-meleon? vou experimentar!!
@Manuelito
Ah, então sendo assim acho que vou continuar mais uns tempos com os habituais browsers e talvez mais tarde experimente a fundo o Avant.
Obrigado pelo esclarecimento!!
abraço
4 de Setembro de 2008 às 12:45 pm
esta acabou de acontecer
http://www.hdd.pt//images/1339271107.png
lolol
4 de Setembro de 2008 às 12:46 pm
Eu uso dois, o Opera, que para mim e o melhor deles todos, e uso o FireFox a nivel profissional pois necessito de um plugin que so existe para firefox. Ja estou a testar o chrome, tem um interface fluido e tambem gosto da barra de endereço unica, o unico problema que detectei ate agora, e que usando um proxy as vezes so carrega metade das imagens !! esquiso…
Penso que cada browser tras sempre uma ou outra funcionalidade que torna a sua utilização mais agradavel e é isso que nos faz gostar mais ou menos de determinado browser. No opera por exemplo, adoro o speed dial, o gestor de transferençia de ficheiros, o resumir as tabs quando fechamos a aplicação, coisas que me fizeram mudar para ele ja a muitos anos atras, penso que se juntassem os add-ons do firefox ficava simplesmente perfeito.
4 de Setembro de 2008 às 12:47 pm
Desculpem a pergunta, mas onde estão as páginas do about??
4 de Setembro de 2008 às 1:28 pm
Usai o avant durante muito tempo, quando sai-o trazia muitas novidades novas e era muito bom mas não gosto muito do aspecto das novas versões, mas sempre dá para escolher outros temas. É muito rápido e fiável.
Ainda é muito bom, mas agora uso o ff.
4 de Setembro de 2008 às 1:50 pm
Tenho andado a exprimentar o google chrome, e acho a velocidade de accesso a webpages muito boa!
E no entanto vai-se encontrando uns bugzitos por aqui e ali.. mas creio que com o tempo como acima referido, isto dará que falar.
Aqui vai mais um bug referente aos tabs… O titulo da tab nao corresponde com a página a ser vizualizada, no entanto se arrastar o tab o titulo é corrigido e ao largar.. zumba.. bug again!
http://img293.imageshack.us/img293/204/screenhunter01sep041342iw7.gif
4 de Setembro de 2008 às 1:53 pm
@Redleh360
Digita na barra de endereço (omnibox)
4 de Setembro de 2008 às 1:58 pm
@puling Controles ActiveX são uma particularidade inerente ao IE. Mesmo o firefox só os consegue executer utilizando um plugin. Mas tendo em consideração as falhas de segurança que eles representam isso não é uma coisa má!
Quanto ao java tambem é necessário um plugin para a sua execução e, mais uma, vez parece que não existe um compatível com o chrome (ainda)…
Não se esqueçam que isto é só uma beta e deve ser tratado como tal.
Com o sucesso que o chrome está a alcançar estes problemas rapidamente serão ultrapassados.
Até lá convém ter outro browser à mão, não vá a google (o diabo, digo) tecê-las…
4 de Setembro de 2008 às 2:00 pm
Usei e gostei!!!!! pena não funcionar correctamente por proxy… fica para a próxima release….
4 de Setembro de 2008 às 2:04 pm
Boas,
Pah..gosto mt do chrome, levezinho, limpinho…dá pa fechar as páginas k bloqueiam….o k dá jeito qd tou a ver mts fotos d sab-s la bem o quê…:)
mas ta smpr a dar erros, esta pagina esta indisponivel, esta pagina mudou de endereço…etc…
no inicio, ainda pensei k era da rede wireles…mas agora k voltei a raposa…percebi k é mesmo o browser…
vou esperar por uma actualizaçao…:)
abraço,
manuel
4 de Setembro de 2008 às 2:15 pm
@paulf
K-meleon não tem os plugins do FF e afins, mas tem uma velocidade de navegação espectacular, e uma boa segurança
4 de Setembro de 2008 às 2:23 pm
[…] Clique aqui, obtenha a fonte e mais alguns comandos. […]
4 de Setembro de 2008 às 2:26 pm
Já testaram o Maxthon? É um dos melhores browsers que anda por aí e depois da última actualização ficou mais estável.
O Chrome também é interessante. É dar-lhe tempo…..
4 de Setembro de 2008 às 2:27 pm
-Experimentem Ctrl+Alt+N para navegar sem rastros !
4 de Setembro de 2008 às 2:31 pm
boas,
entao nao e que saco, abro o setup e nao acontece nada?
ja reparei que ele criou uma pasta dentro da pasta do firefox
ta instalado? nao o encontro em lado nenhum
cumprimentos
4 de Setembro de 2008 às 2:40 pm
@overruled
pah…tb tive esse problema
dpois saquei directamente do site oficial (e não do link do pplware) e ja nao tive problemas
abraço
4 de Setembro de 2008 às 2:47 pm
eu ja saquei do site oficial e acontece-me exactamente o mesmo
nao esta facil..
obrigado na mesma
4 de Setembro de 2008 às 2:48 pm
Já desinstalei o Firefox (O uso desde a versão 0.7 se me recordo bem) estou adorando o Chrome! Leve, rápido, prático e com uma interface limpa! Nem parece uma versão beta pois o estou usando desde seu lançamento e a única vez que ele me deixou na mão foram em dois sites com streaming de vídeo e de áudio! Mas em vários sites que com o firefox eu tinha que recorrer ao IE ou ao Plugin do IE, no Chrome funfou redondo!
4 de Setembro de 2008 às 3:27 pm
eu tb não consigo instalar ….
4 de Setembro de 2008 às 3:28 pm
Faltou a tela que me irrita:
Uau! o crome travou ao executar java !!! Reiniciar agora ???
E a de sites XXX
Crash !!!
Só isso…o navegador Especulador, prefiro mais o opera, q nem o uso mais….ie8 beta2 na veia, ou o firefox 3.0.
absss
4 de Setembro de 2008 às 3:31 pm
O Chrome suporta java. Têm é de instalar a última versão, a Java 6 update 10 RC.
4 de Setembro de 2008 às 3:36 pm
@paulf eu uso o firefox o opera e o Chrome
4 de Setembro de 2008 às 3:43 pm
@ Sepas
Vou experimentar esse tal K-meleon…
@golfinho
IE 8 beta2, Opera e Firefox… Para já estou a gostar mais dos dois primeiros por causa do consumo de Ram, ou se calhar, como eu já disse antes, como meto tudo e mais alguma coisa no FF claro que tem de ficar “pesado”
Então já somos dois, só que eu não uso o Chrome…pelo menos para já. Até porque tenho boas alternativas a essa alternativa
4 de Setembro de 2008 às 3:55 pm
O maior bug do Google Chrome está nos Termos de Serviço, onde o usuário tem que dar ao Google direito total sobre tudo o que trafegar pelo novo browser. Não estou inventando isso. Transcrevo parte dos Termos de Serviço, na versão Português(Brasil), lê-se o seguinte:
11. Licença de conteúdo do usuário
11.1 O usuário retém direitos autorais e quaisquer outros direitos que já tiver posse em relação ao Conteúdo que enviar, postar ou exibir nos Serviços ou através deles. Ao enviar, postar ou exibir o conteúdo, o usuário concede ao Google uma licença irrevogável, perpétua, mundial, isenta de royalties e não exclusiva para reproduzir, adaptar, modificar, traduzir, publicar, distribuir publicamente, exibir publicamente e distribuir qualquer Conteúdo que o usuário enviar, postar ou exibir nos Serviços ou através deles. Essa licença tem como único objetivo permitir ao Google exibir, distribuir e promover os Serviços, e ela poderá ser revogada para alguns deles, conforme definido nos Termos Adicionais.
11.2 O usuário concorda que essa licença inclui o direito do Google de disponibilizar esse Conteúdo a outras empresas, organizações ou indivíduos com quem o Google tenha relações para o fornecimento de serviços licenciados e para o uso desse Conteúdo relacionado ao fornecimento desses serviços.
11.3 O usuário compreende que o Google, ao efetuar as etapas técnicas necessárias para fornecer os Serviços aos nossos usuários, pode (a) transmitir ou distribuir o seu Conteúdo por várias redes públicas e em várias mídias de dados; e (b) efetuar as alterações necessárias ao Conteúdo do usuário para ajustar e adaptar esse Conteúdo aos requisitos técnicos de conexão de redes, dispositivos, serviços ou mídia. O usuário concorda que essa licença permitirá ao Google realizar tais ações.
11.4 O usuário confirma e garante ao Google que tem todos os direitos, poderes e autoridade necessários para outorgar a licença citada anteriormente.
Imagino que na versão Português(Portugal) não deva ser muito diferente, embora na versão original em Inglês eles já mudaram os Termos de Serviço, atendendo a protestos de quem já havia percebido essa falha, que é mais moral do que técnica.
4 de Setembro de 2008 às 4:08 pm
Uma análise mais detalhada e muito bem feita pode ser vista no endereço
http://tapthehive.com/discuss/This_Post_Not_Made_In_Chrome_Google_s_EULA_Sucks
4 de Setembro de 2008 às 4:09 pm
Bruno@Brasil não acredito que seja um bug, erro ou distracção. Mais tarde ou mais cedo estão a pedir que lhes entregue a chave de casa.
Mas já pensaram que depois o Google terá todo o vosso universo informático nas mão?
Mail pelo Gmail, navegação pelo Chrome, destinos pelo Maps, noticias pelo iGoogle, preferências multimédia pelo Youtube, conteúdos pelo Search, preferências pelo Blogger, mais tarde terão as nossas chamadas pelo GPhone, documentos pelo Docs, etc.
Cruzando toda a informação, até descobrem o tamanho e a cor das cuecas!!!
Acham isso distracção?
À parte disso, o Google dá-nos em troca um motor de pesquisa muito bom, um portal de multimédia muito bom e universal, um gestor de correio muito bom, dinheiro pelo adwords, mapas das estradas, mapas mundo, enciclopédias e muito mais, viciando-nos e aumentando o seu poder de bigbrother.
Atenção que não estou a falar de nenhuma teoria da conspiração, mas pensando bem…
4 de Setembro de 2008 às 4:37 pm
Vitor M. tens razao cada vez mais a google ta a dominar tudo o que fazemos na net!
k-meleon é mt rapido..opera tb é mt bom..nao gosto do ie..inda nao experimentei o 8…mx tnho alternativas que cheguem…firefox mt bom e com os add-ons torna-s excelente..s o k-meleon e o opera tivessem os add-ons do firefox a escolha tornava-se muito mais complicado…s calhar o firefox ate perdia…pois o firefox é muito bom…mx os add-ons é que os diferencia dos otros…s o k-meleon tivesse os add-ons do firefox…utilizava o k-meleon
e o k-meleon foi 1browser que encontrei pra me desenrascar numa altura e gostei muito…pra quem tem pressa
o maxton e o avant ainda nao experimentei….vou agr sacar o chrome pra ver s gosto…mx tambem é cedo pra s avaliar…pois ainda tá em versao beta
abraço
4 de Setembro de 2008 às 5:38 pm
Vítor, quando me referi a um bug, era mais por conta das notas desse post. Concordo que isso não é um bug, mas independentemente de qualquer melhora técnica (que sempre será algo bom), é a declaração aberta de “bigbrother” a que temos que nos submeter para conseguir o download do Chrome. A versão em inglês já foi modificada, duvido que o comportamento da empresa o seja também. De qualquer forma, tecnicamente o Chrome vai ajudar a melhorar os navegadores e demais aplicativos web…
4 de Setembro de 2008 às 6:04 pm
Tb já li algures que a EULA já foi reeditada e assumiram o erro de que foi Copy&Paste… mas isso li em cruz à pressa… acho que tem mais a ver com a interpretação da lei. Não têm o direito exclusivo mas sim o direito de usar a informação inserida através do Chrome e facultá-la a terceiros.
Obviamente, que a dúvida permance pois existem outras leis que podem proteger o consumidor final, no que diz respeito a direitos de autor !!!
4 de Setembro de 2008 às 6:51 pm
avant
avant
e só avant
4 de Setembro de 2008 às 7:33 pm
[…] Clique aqui, obtenha a fonte e mais alguns comandos. […]
4 de Setembro de 2008 às 8:15 pm
o google inc. quer controlar todo trafego da web, sendo a organizacao mais importante da rede, eles terao todos os dados que precisam para criar e “destruir” o que bem quiserem. nao me recordo agora o nome do filme, mas era bem por ai, comeca com uma coisa inocente, depois torna-se algo incontrolavel.
BOICOTEM O GOOGLE!.
4 de Setembro de 2008 às 10:13 pm
Boas,
@ Vitor M. post 35
Será que te referes a isto?
Prometeus - The Media Revolution
http://br.youtube.com/watch?v=xj8ZadKgdC0
Off Topic:
Nokia 888 concept
http://br.youtube.com/watch?v=RdZ_VOdojsM&NR=1
Aquele abraço
4 de Setembro de 2008 às 11:08 pm
Eu não disse que isto ía acontecer??
Próximo inimigo: Google!!!!
Antes era a Microsoft, agora vai ser o Google eheheh
Quando a Apple crescer (SE crescer), é a Apple
5 de Setembro de 2008 às 1:10 am
E que tal o Maxthon??? Muito bom na minha opinião!
5 de Setembro de 2008 às 1:36 am
[…] Com este comando, não há nada que o salve. O Google Chrome bloqueia e tudo o que pode fazer é fechá-lo e voltar a abrir. Nada muito importante, apenas mais um dos muitos segredos deste navegador. Na verdade, basta digitar % seguido de dois pontos ( : ) e o Google Chrome irá sempre falhar. Experimente com inexistentman:%. O conteúdo desse post foi copiado do site Peopleware, e foi ligeiramente modificado do texto original. […]
5 de Setembro de 2008 às 9:26 pm
Videos do Youtube no Google Chrome não correm bem. Mtas paragens… A corrigir…
6 de Setembro de 2008 às 12:00 am
Durante uns minutos até gostei. Até que entrei num site com frames.
Ooops! O Chrome não sabe o que fazer com os frames, e aparece apenas uma das páginas, de um dos frames.
É muito mau!!! Isso dos frames é básico no html.
E não vale isso de que é coisa antiguada. Existem por aí milhões de sites que utilizam frames à brava.
Mas imagino que vão se dar conta e solucionar isso…
6 de Setembro de 2008 às 12:33 am
O ponto 11 dos termos de utilização já está assim em português:
11. Licença de conteúdo do utilizador
11.1 O utilizador mantém os direitos de autor e quaisquer outros direitos que já detenha relativamente ao Conteúdo que submeter, publicar ou apresentar nos Serviços ou através dos mesmos.
6 de Setembro de 2008 às 12:45 am
[…] Google Chrome - Saulis.com e Peopleware. Assuntos relacionadosDez dicas fundamentais para monografia e TCCDicas para defesa do TCCPrimeiros […]
6 de Setembro de 2008 às 9:17 am
eu acho q IE7 e melhor q FF2 o FF tem q instalar varios plugs e ai q ta o problema como obiter os plugs o IE7 ja vem configurado…..
uma pergunta IE8 ja esta em portugues
7 de Setembro de 2008 às 6:24 am
Não sei porque tanto aue por este browser. Deve ser pela marca Google hoje a mais forte do mundo se não me engano. Instalei ele e comparei com o k-meleon e o flock, os dois navegadores que em minha máquina são os mais velozes. O k-meleon ganha com folga na velocidade, e é muito mais leve. Está certo que minha conexão ainda é discada. Ou ele é veloz só para banda larga, que já é veloz por natureza ou é mais um produto de midia. Ps. o K-meleon é um ótimo navegador e não tem siquer 1% do mercado, mas se tivesse a marca Google a história poderia ser outra.
27 de Novembro de 2008 às 10:16 am
nao duvido que o google faça um bom serviço no chrome com o passar das versões, no entanto por hora não o vejo como substituto para o firefox nem de longe.
No site http://www.chromeplugins.org/chrome/google-chrome-bugs/ , lista uma série de problemas e coisa não suportadas pelo navegador, uma delas ao meu ver é de vital importância para qualquer navegador, o suporte a SSL (secure socket layer) esse protocolo, sem entrar em detalhes de funcionamento do mesmo, é responsável pelo suporte as ‘páginas seguras’ quando você acessa um banco ou efetua alguma transação online. E o google chrome não tem planejamento da implementação desse protocolo, posso está falando besteira (devido não saber se na atual versão já tem suporte pois só testei as primeiras versões do navegador).
se você procura um navegador que priorize design pode ser que ele seja uma boa escolha (até onde o testei era a unica coisa que salva nele, de falando mal tabela, assim como o windows). mas se procura um navegador robusto com muitos recursos disponíveis o firefox ainda eh a melhor escolha.
[]’s