Adeus Windows, Olá Midori!
A Microsoft está a trabalhar num novo projecto denominado Midori que, ao que tudo indica, consiste num sistema operativo web-based que elimina a dependência de aplicações locais, como acontece no caso do Windows.
Midori é o nome de código do sistema operativo do futuro para a Microsoft, palavra japonesa que significa “verde”. Fugindo aos padrões habituais do Windows, a empresa vai apostar na virtualização e eliminar a dependência de aplicações locais através de um software web-based.
Inicialmente tido como um rumor, o Midori já foi confirmado pela Microsoft, embora a empresa não avance qualquer detalhe técnico acerca do sistema operativo.
Contudo, informações publicadas ontem no SD Times revelam que o sistema operativo se baseia no micro-kernel Singularity e que o seu desenvolvimento está a cargo de uma equipa liderada por Eric Rudder.
A mesma fonte indica que o Midori integra elementos do sistema operativo Cairo, baseado em Windows NT e candidato a substituto do XP, assim como do Windows Future Storage (WinFS), um sistema de arquivos que seria implementado a partir da versão Windows Vista mas que, dados alguns problemas encontrados no seu desenvolvimento, acabou por ver a sua implementação adiada.
O Midori distribuirá aplicações a partir dos nós da rede e introduzirá uma camada aplicacional de alto nível agnóstica em relação ao hardware. Este sistema operativo será concebido para correr directamente em hardware nativo e para ser armazenado sob a tecnologia de virtualização Windows Hyper-V. SAPO Tek
Arquivado na categoria: Informação
46 comentários a “Adeus Windows, Olá Midori!”
Deixe o seu comentário
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.








30 de Julho de 2008 às 9:54 pm
E adeus MS, olá Google…
30 de Julho de 2008 às 10:20 pm
A mim é que unca me vão apanhar a usar um SO web-based a não ser que os SOs como os conhecemos hoje deixem de existir, o que eu dúvido…
30 de Julho de 2008 às 10:32 pm
@Nazgulled
porque dizes isso?
achas que não é seguro ?
30 de Julho de 2008 às 10:38 pm
Porque a ideia de ter todas as minhas apps e documentos na Internet num servidor qualquer (seja ele da MSFT, Google, whatever…) não me agrada nem um bocadinho.
30 de Julho de 2008 às 10:50 pm
@Nazgulled
Concordo com o amigo. Não acredito que a MS seguirá por esse caminho. Na minha opinião seria uma grande asneira. Todos queremos ter aplicações de ponta, mas em nossos equipamentos, debaixo de nossos olhos, sob nossa proteção. O mundo é assim. E se mudar, eu ficaria muitíssimo surpreso!!!
Abraços
http://terabyte2000.freeo.net/
30 de Julho de 2008 às 10:51 pm
Subscrevo o que o Nazgulled. Se ainda temos poucas coisas em servidores e já há tanta pirataria e roubo de informações, que acontecerá se tivermos tudo já na net!
30 de Julho de 2008 às 10:59 pm
Sapo TEK “O Midori introduzirá uma camada aplicacional de alto nível agnóstica em relação ao hardware”. Agnóstica ? Ó Diabo.
30 de Julho de 2008 às 11:01 pm
Toda a gente tem e-mails online com informação e documentos pessoais anexados em mails. Alguém se importa com isso? Não.
Decerto que esse SO web-based não será uma única opção. O actual sistema continuará, mas a segurança dos dados poderá determinar a quantidade de adeptos destes sistemas operativos.
E aliás, já existem diversos SO’s online que podem ser utilizados.
30 de Julho de 2008 às 11:03 pm
A virtulização dos sistemas operativos não implica perda de privacidade. Já não é só nos sistemas operativos que se verifica esta tendência de virtualização. Existem já diversas aplicações a funcionar em modo web-based.
O carregamento do sistema operativo dispensa obviamente os conteúdos pessoais dos utilizadores. O que é efectivamente carregado da web é somente o sistema despido de informação pessoal. Ou não. Poderá sempre existir informação de configuração do próprio sistema, mas que não é critica.
O conceito de instalação de sistema operativo está definitivamente esgotado.
30 de Julho de 2008 às 11:04 pm
@aver lol
O Papa vai estar contra.
30 de Julho de 2008 às 11:13 pm
A única razão de ser disto é o aumento das margens de lucro, com a passagem ao aluguer e afins.
O meu comentário em relação à Google é porque sendo uma empresa melhor vista e com a má imagem da MS, uma oportunidade como essa de se ver livre dela não será desperdiçada (penso eu de que…)
30 de Julho de 2008 às 11:14 pm
Concordo com o Nazgulled. A ideia de ter os meus ficheiros pessoais num sitio que nem sequer sei onde é, assusta-me.
Mas não podemos negar de que este caminho vai ser tomado, e que no futuro, a grande maioria, senão a totalidade (esperemos que não) dos sistemas operativos vão seguir esta tendência.
Ao invés de temermos a evolução, vamos antes esperar que esta seja feita como deve ser, e que não façam dela uma corrida. Normalmente só sai asneira quando assim é.
30 de Julho de 2008 às 11:20 pm
é natural essa desconfiança. se olharmos pra tras, quem poderia imaginar nos idos de 1995 que teriamos as facilidades de hoje. tudo será derrubado com o tempo certo. afinal, ter suas fotos em várias mídas e num servidor como o Photobucket é uma clara redundancia (exceto XXX). mas, como o proprio sistema tem como nome, muita agua vai passar por esta ponte. teremos que esperar.
cloud computing …
30 de Julho de 2008 às 11:37 pm
Para quando um SO da Google??
Espero k seja para breve.
30 de Julho de 2008 às 11:46 pm
Porque o mundo da tal importancia para o google, se o google tivesse um sistema operacional estaria na mesma corda bamba que a microsoft, mas é a microsoft que tem 1 e se vira e mantes as expectativas.
30 de Julho de 2008 às 11:59 pm
ot:
Quanto ao “famoso” portátil “português” (um Classmate!), vejam isto, sobre mais este caso de jornalismo de treta que embarca em qq manobra de rp que lhes atirem à cara, sem pensar duas vezes:
http://diario.iol.pt/tecnologia/intel-magalhaes-tecnologia-socrates/977084-4069.html
31 de Julho de 2008 às 12:18 am
Só de imaginar os tempos de “Loading” desse O.S. ………
31 de Julho de 2008 às 12:49 am
A microsoft e outras empresas irão trabalhar afincadamnte nesta nova ideologia, ter tudo web, based ! Ainda não perceberam porque?
Para terem CONTROLO total sobre o teu software !
Seria o fim ABSOLUTO de compias piratas, se o software está nos servidores
deles e se eles só te o mostram quando lhes mandares a chave (comprada)
não há fuga possivel! Será o fim dos milhentos programinhas que sacamos e que por vezes acabamos por nem usar ou que de maneira nenhum justificam os balurdios que pedem por eles.
Fim de filmes, musicas, jogos, tudo
estará tudo na posse “deles”
A desculpa que darão é que os PCs ficam mais baratos porque são mais simples.
E quando o argumento da segurança for contornado eles vão avançar!
Prevejo dentro de 5/10 anos uma guerra final entre o web based e o open source / local storage - Um sairá vencedor, o outro perderá tudo
31 de Julho de 2008 às 1:23 am
As duas opções são válidas e são passíveis de existirem simultaneamente. Ao nível pessoal esta questão até pode ser pertinente, mas a nível empresarial nem sequer se deve colocar, pois a administração de uma rede com SO deste tipo tem imensas vantagens e quanto aos docs dos utilizadores, actualmente já estão habituados a que estejam localizados algures na rede.
31 de Julho de 2008 às 1:45 am
Vienna, Vienna, Vienna, Vienna!!!
31 de Julho de 2008 às 2:04 am
A resposta sobre o projecto “Midori” poderá estar aqui: http://scobleizer.com/2008/07/29/you-are-an-idiot-if/
31 de Julho de 2008 às 2:40 am
@Nuno
…concordo!
31 de Julho de 2008 às 4:10 am
Adeus ms ? e ola google ?
neem por reza…serviços do google, so gmail…e ta otimo.
31 de Julho de 2008 às 7:41 am
Como é possível tanta gente odiar a Microsoft?
É que ainda por cima são só os portugueses… os de fora é raro ver dizer mal da Microsoft…
enfim.
Também não gosto muito da ideia de ser web-based. Mas entendo o lugar os programadores, eheh.
31 de Julho de 2008 às 8:19 am
SO can not be loaded too many requests, please try again later….
E prontos ligamos o pc mais logo pq agora o servidor está sobrecarregado…
31 de Julho de 2008 às 8:53 am
Num vai dar certo, coitadinhos dos que estao em Africa que até hoje a net é cara para eles…
Netcafé 1hora=1euro
31 de Julho de 2008 às 9:16 am
@ Nuno Peralta
“É que ainda por cima são só os portugueses… os de fora é raro ver dizer mal da Microsoft…”
Boa piada!

Mas olha que devias sair mais vezes de casa.
31 de Julho de 2008 às 11:42 am
Queria deixar aqui um desafio a quem pensa que o Vista nao presta e só da problemas. E já agora desafio o o Vitor M. para publicar isto como um artigo para ter mais divulgação.
Como sei que a grande maioria das pessoas aqui detesta o vista, ou pensa que detesta, deixovos aqui um estudo, documentado gravado e com estatisticas claras, acerca do que as pessoas pensam do Vista…. disfarçado de outro sistema operativo. E surpreendam-se.
Chama-se a isto… ideias pre-concebidas a serem postas em causa.
Acho que era importante divulgar este estudo.
31 de Julho de 2008 às 11:48 am
Sorry esqueci do link: http://www.mojaveexperiment.com/
31 de Julho de 2008 às 1:12 pm
Não gosto muito desta ideia de eliminar a dependência de aplicações locais e ganhar dependência de aplicações web-based. Os computadores evoluíram de simples terminais, onde o processamento se dava remotamente no computador central, para máquinas com aplicações locais diminuindo muito o tempo, o tráfego e a dependência. Os processadores evoluíram no sentido de transformar aquilo que eram simples terminais em máquinas autónomas capazes de processar localmente, de forma mais rápida e até mais segura.
Não sou contra as aplicações web-based, na realidade podem dar muito jeito quando não tenho a aplicação respectiva, quando estou com pressa ou quando não estou na minha máquina. Mas sempre que posso corro a aplicação no meu próprio computador, livre de problemas de tráfego e usando a capacidade da minha RAM e CPU.
No entanto, a notícia é pouco explícita quanto o novo SO operativo… é esperar para ver.
31 de Julho de 2008 às 1:39 pm
ate diria que com uma massificacao disto, acaba-se a pirataria.
Gosto de ter os MEUS programas, nos MEUS discos, com os MEUS cracks, com as MINHAS coisas.
31 de Julho de 2008 às 1:54 pm
Creio que as inovações serão de baixo porte inicialmente, com alguns aplicativos com suporte web-based, para futuramente ser totalmente implantado.. infelizmente, a tecnologia caminha cada vez mais pra web 2.0, não seria nada espantador, que os próximos windows fossem totalmente dessa forma.
31 de Julho de 2008 às 2:21 pm
@luminoso
Estou contigo!
31 de Julho de 2008 às 3:25 pm
A internet é o futuro (isso não tenho duvidas) mas o que eu acho mais provável de acontecer é passar-mos a ter uma espécie de dois sistemas operativos, um com “milhentas” aplicações vindas da nota mas com todas as potencialidades de um PC e outro para o nosso disco rígido (qualquer coisa parecida com o que já temos).
Será mais um passo na tecnologia e nas carteiras de quem está no negocio. Quem é empresário (eu não sou) sabe perfeitamente que não se apaga um trabalho já feito que dá dinheiro para criar outro incerto, se os dois renderem…. isso é que era. LOL (para eles claro)
31 de Julho de 2008 às 3:27 pm
JC
“Chama-se a isto… ideias pre-concebidas a serem postas em causa”
Não. Chama-se a isso uma demonstração em ambiente controlado. O que é um bocado diferente de um estudo.
Há uns anos também existiam umas publicidades a detergentes, bebidas e margarinas parecidas com isto. E, na montagem final só aparecia o que o promotor do produto queria que aparecesse.
Tendo isto em em conta és capaz de dizer aqui à gente, que ninguém nos ouve, quem foi o promotor deste “happening”?
31 de Julho de 2008 às 4:46 pm
CF: cá é 2,00 €…
31 de Julho de 2008 às 7:32 pm
isso sim que será um tremendo spyware, já pensou. saberão tudo sobre nós. Eu sou totalmente contra.
@Nazgulled concordo contigo.
privacidade ja!
31 de Julho de 2008 às 8:03 pm
De fake a internet está cheia…
31 de Julho de 2008 às 9:06 pm
@Nuno Peralta
Só os portugueses é que “odeiam” a micro$oft ?
lol és pago por eles para postar esse tipo de comentarios ?
31 de Julho de 2008 às 10:10 pm
Lembrem-se que a Microsoft influência as tendências de mercado, mais ter de ou mais cedo aparecerá uma ideia original de qualquer outro sistema operativo, assim como a Microsoft aproveita ideias e estratégias demarcadas.
Não é uma realidade longínqua, mais década menos década teremos a Internet como centro de processamento e de armazenamento.
Agora, os comentários anti-Microsoft, estão na moda, dizer mal é um “clichê” giro e que rapidamente angaria apoiantes.
Seja como for, a Microsoft vive deste paradigma do amor e ódio.
31 de Julho de 2008 às 10:29 pm
Ainda sou capaz de acreditar que, dentro de algum tempo, grande parte das aplicações e determinado tipo de informações, estarão acessíveis em qualquer parte, através da Internet. No entanto, é surreal pensar que toda a nossa informação estará armazenada algures num datacenter. A quantidade de recursos necessários, para armazenar todos esses dados, é inconcebível. Além disso, é demasiada responsabilidade para as empresas…
31 de Julho de 2008 às 10:32 pm
Concordo com Nuno, O sistema operacional baseado em Web vai dificultar a vida dos piratas mas também criar uma forte pressão sobre os open surce que se tornarão os únicos a serem verdadeiramente livres. Além disso os Pc sempre precisarão de um SO próprio porque nem sempre a conexão com internet é vantajosa ou alcançável.
De outro lado é bom que sempre mais aplicativos possam ser utilizados diretamente sem precisar de descarregar drives ou codecs para que funcionem em nosso pc, o que sempre acaba em conflitos e coisas parecidas.
Enfim é bom lembrar que a Microsoft conseguiu todo esste poder (Praticamente o monopólio dos SO) simplesmente deixando copiar o seu Ms-Dos e ainda hoje ela não é tão burra de bloquear completamente as cópias piratas do Windows parece que a política Microsoft seja: Melhor se todo mundo pagar mas se mesmo insistir…. com algumas restrições melhor conosco que com os outros….
1 de Agosto de 2008 às 9:47 am
@ZeX : Claro que foi a MS. Mas não deixa de ser engraçado ver a reacção das pessoas. Se é ambiente controlado ou não isso não se coloca em causa. Mas não acredito sinceramente que se dessem ao trabalho de publicar as entrevistas e a cara das pessoas se não tivesse algum fundamento.
Ainda vou ver se encontro as entrevistas complectas
1 de Agosto de 2008 às 9:55 pm
@ZeX e Nuno
Saio muitas vezes de casa: visito MONTES E MONTES de sites a falar da microsoft (tipo Peopleware) e nunca vi comentários destes!
2 de Agosto de 2008 às 5:16 pm
@Nuno Peralta
É facil encontrar Nuno, acredita!
N passo um dia sem ver pelo menos um desses comentarios! e eu apoio
2 de Agosto de 2008 às 7:20 pm
@ Nuno Peralta:
olha eu vivo em Inglaterra e acredita que o pensamento sobre a microsoft é exactamente o mesmo.
Isso de se dizer que é só em Portugal que se faz isto ou aquilo só porque vamos a sites etc não é boa politica! hehe
E porque aqui o poder de compra é mais elevado existem muito mais utilizadores de Mac que aí, mas bastantes mesmo.
Trabalho numa loja de fotografia e uma pergunta muito frequente é:
“Is it compatible with Mac?”