Jornais de Portugal e Espanha unidos contra o Google
O objectivo é preparar uma defesa conjunta dos direitos de autor detidos pelos editores de imprensa de ambos os países para combater a agregação de peças jornalísticas no motor de busca (Google News) sem o pagamento de contrapartidas financeiras aos respectivos produtores dos conteúdos.

Nesse sentido, o Jornal de Negócios revela hoje que os editores portugueses de imprensa e os seus homólogos espanhóis estão já a preparar uma frente comum para interpor uma acção judicial contra o Google.
Na génese desta iniciativa está a intenção da Associação de Editores de Diários Espanhóis (AEDE) de apresentar, num tribunal madrileno, uma queixa similar à que foi interposta por editores belgas contra o Google em finais de 2006.
Nesse âmbito, a AEDE estará em contactos adiantados com os editores e os juristas que defenderam o processo na Bélgica.
Fonte: Exame Informática
Arquivado na categoria: Informação
31 comentários a “Jornais de Portugal e Espanha unidos contra o Google”
Deixe o seu comentário
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.








24 de Março de 2008 às 6:22 pm
acho mt bem…pk nao é só a microsoft que se aproveita do trabalho dos outros…isso acontece um pouco com todas as grandes empresas da área, neste caso o google..
nunca ninguem se perguntou de onde vêm as noticias que lemos no google news?
quem noticiou na realidade? os jornais, as agencias…etc…etc…
no minimo, acho razoavel que alguem pague uma coisa que nao é sua e que utiliza…tanto aqui como na china como em qq outro lugar. estejamos a falar de zeros e uns ou coisas palpaveis…
24 de Março de 2008 às 6:33 pm
este assunto parece-me ter 2 faces..
existe por 1 lado o “aproveitamento” de trabalho feito por outros.. mas, ao mesmo tempo, o google “apenas” reúne as notícias num único sitio. Quem escreveu a notícia e o jornal que a noticiou aparecem lá na mesma.. e quando se clica na notícia vamos parar ao jornal em questão..
por isso é estranho não?
24 de Março de 2008 às 6:36 pm
faço minhas as palavras do/a @stagas
24 de Março de 2008 às 6:51 pm
Concordo inteiramente com o stagas. Não me parece aproveitamento do trabalho dos outros.
24 de Março de 2008 às 7:00 pm
Também estou com o stagas.
Se ao clicar na dita notícia, vamos ter ao site do jornal que a publicou, não vejo onde está o “aproveitamento do trabalho dos outros”. Provavelmente, irá até levar mais tráfego ao site do tal jornal, e por consequência trazer mais lucros.
O que o Google está a fazer, é simplesmente uma espeécie de DoMelhor, apenas de notícias, mais nada.
24 de Março de 2008 às 7:01 pm
O Google apenas *promove* as noticias dos referidos jornais que tem resmas de tráfego à conta do Google News.. ha algo nesta noticia que não bate certo
24 de Março de 2008 às 7:20 pm
Isot sim é uma atitude retrógrada.
24 de Março de 2008 às 7:21 pm
E depois queixam-se que o pais está atrasado comparativamente aos outros.
Se os créditos vêm devidamente atribuidos, os links das noticias vão dar ao site do jornal e o Google News existe porque nunca ninguém teve a ideia de fazer algo de semelhante em Portugal, então não é queixa de “aproveitameto de trabalho alheio” mas sim pura estupidez!
Uns idiotas, é o que estes editores de noticias são! Sejam eles de jornais, de televisão ou sites noticiosos, só querem saber de uma coisa: “exclusividade”, que por sí cria expeculação, e dinheiro!
Vejam lá se me ameaçam também porque agrego as noticias todas na MINHA página pessoal no Netvibes! E lá, se bem me apetecer, nem olho para os créditos!
24 de Março de 2008 às 7:43 pm
Não se esqueçam que o nosso estado anda de mão dada com a micro$oft, portanto estes empurrõezinhos na concorrencia nada me admiram.
Outra coisa, a google simplesmente indexa noticias quase de forma idêntica a um RSS muito mais complexo e com outra dimensão, mas no fundo apenas indexa noticias e ao clicar as pessoas vão ao site oficial onde se encontra tudo.
Se querem fazer isto com a google, entao que avancem já com uma queixa crime identica contra o famoso site DESTAKES que faz o mesmo, ele e centenas de outros sites. isto é absurdo e mesquinho, porem, previsivel da parte do nosso governo, é como ver ao que uma criança chega por causa das suas amizades, o nosso governo é assim, mas pior e ainda mais previsivel.
24 de Março de 2008 às 7:57 pm
Compreende-se a atitude mas o melhor caminho não é a obrigar que o Google pague. Faria mais sentido se negociassem outras formas de promover a marca do jornal/agência de notícias no Google news do que forçá-los a pagar.
24 de Março de 2008 às 8:13 pm
Tb estou de acordo com os jornais, mas dificilmente consigam alguma coisa.
Podem é fazer como outras entidades noticiosas, fazer miniaplicações e coloca-las no iGoogle, o pplware já lá está há muito tempo…
24 de Março de 2008 às 8:18 pm
Só para romper a grande discussão nos comentários:
A imagem está mesmo mal Photoshopada XD
24 de Março de 2008 às 8:39 pm
Concordo com o que a maioria aqui falou. O Google News é apenas um RSS, eles não copiam nada e colocam numa página da Google sem créditos ou com créditos com letras miniscúlas no final do texto. Eles apenas colocam notícias de vários jornais em uma página e quem quiser ler a notícia completa é direccionado para o site do jornal.
Os jornais que deveriam estar a agradecer pelo marketing grátis.
24 de Março de 2008 às 8:41 pm
Não têm lógica nenhuma. O google news apenas reune a info nun só sitio, citando o seu autor.
BTW para que serve a informação se não é para ser partilhada?…..
Se o governo estivesse mais atento noutros assuntos que realmente importam, talvez até podessem fazer noticia
24 de Março de 2008 às 8:45 pm
Mas qd vou ver essas noticias no Google News acabo na pagina do jornal em questão caso a noticia me interesse… Isto não é bom para os Jornais?
24 de Março de 2008 às 9:53 pm
Coisa mais tonta…a pala do google news os jornais têm milhares de visitas e ainda vêm reclamar…bahhh
so mm neste país….
24 de Março de 2008 às 10:53 pm
Atitude muito mesquinha para o séc. XXI…
24 de Março de 2008 às 11:25 pm
Eu leio os feeds do google news, e se por um lado o google se aproveita dos serviços dos mesmos, por outro e como já foi dito leva-me por vezes a aprofundar a noticia, que de outro modo não ocorria. Mas eles lá sabem …
Se bem que acho correcto que se sirvam taxas aos proprietários pois o google encaixa muito dinheiro à pala disso …
Um tanto contraditório …
Eu só sei que se for um bom serviço eu assino e leio os feeds ocasionalmente, se for mau … pró boda …
24 de Março de 2008 às 11:54 pm
“No caso belga, a acção judicial acabou por dar razão à imprensa, que reclamava o facto de muitas vezes o motor de buscar permitir o acesso gratuito a notícias que, nos sites das publicações, ERAM DE ACESSO PAGO. Na altura, o motor de busca viu-se obrigado a retirar todos os conteúdos, imagens ou textos, protegidos por direitos de autor sob a pena de pagar um milhão de euros pelo não cumprimento da sentença”.
Ou seja o que está em causa não é o Google News inserir extractos da edição on-line de acesso público, mas inserir conteúdos de acesso reservado (pago). Assim a notícia já faz sentido.
http://tek.sapo.pt/4M0/812894.html
25 de Março de 2008 às 2:25 am
Se assim for, isto é o Google ter que pagar uma taxa pela colocação dos feeds dos jornais portugueses no seu agregador de notícias “Google News”, então concluídos que os feeds devem ser pagos seja por quem for, inclusive por nós comuns utilizadores/consumidores de feeds.
25 de Março de 2008 às 2:42 am
Não devia ser a Lusa a meter o processo à Google? É que 90% dos conteúdos dos jornais online tugas são copy/paste dos artigos da Lusa.
25 de Março de 2008 às 9:24 am
@SeaKo
São copy paste mas pago.
Como todos já disseram estas empresas vão perder mais que provavelmente. Mais. Estão a morder na mão que lhes dá de comer.
25 de Março de 2008 às 10:07 am
Para o comum utilizador, o serviço é bem vantajoso. Evita que andemos “à procura” das notícias. Os sites dos jornais também ficam a ganhar com a sua divulgação.
25 de Março de 2008 às 10:36 am
No Google News nao aparecem noticias de sites com acesso restringido.
Nao vejo onde está o problema de juntar as noticias num site só. Além de que nao estao a cometer nenhum ilegalidade.
Espero que nao desactivem o Google News, pois, estando fora do meu paìs, é a unica forma que tenho de ter a informaçao centralizada e sem o mediatismo da TV.
E assim, mantenho-me informado sem ser influenciado pelas noticias de primeira página.
25 de Março de 2008 às 11:20 am
A vez da Google já chegou e aquele lado poético muito «giro e cool» vai acabar na proporção do dinheiro que ganharem, como acontece c/ a Microsoft.
Estou de acordo c/ o stagas e já não sei quem faz o jeito a quem?!!!
Se há empresas «chulas» e oportunistas a MAC é 1 delas! ;-(
Há muito oportunismo nisto tudo!
25 de Março de 2008 às 11:48 am
Querem arranjar dinheiro e qualquer coisa serve de desculpas . A google apenas reune numa só paginas as várias noticias dos vários jornais e ao carregarem nestas vao parar ao jornal respectivo que lançou a notícia. Esta é uma forma de promoção dos jornais que nada têm de pagar para ter as noticias no site da google.
Os portugueses são peritos em fazer dinheiro do nada . É como nos casamentos .Hoje quem pensar em casar , tem de apresentar todas as contas das despesas do casamento porque senão paga uma multa.
25 de Março de 2008 às 12:05 pm
Há uma coisa que os editores tugas e hermanos deviam analisar, antes de se porem com estes desvarios:
-qual era o tráfego do site do jornal belga quando este era indexado pelo google news?
-qual o trafego agora?
isso é que importa (+ trafego = +€ em pub), tudo o resto são lirismos e a treta dos direitos de autor é isso mesmo uma treta, se o trabalho de um jornalista/autor/musico/etc não é divulgado ninguém o lê/ouve/vê e se ninguém o lê, podem pegar nos direitos de autor desse jornalista/autor/etc e limpar a bela bosta que estão a fazer…
Hasta
p.s. o mesmo se aplica à spa e àquela associação tuga q pediu à policia finlandesa(?) para fechar o pirate bay
25 de Março de 2008 às 12:42 pm
Se não querem que a notícia seja publicada, mesmo por outras fontes, porque razão a fazem no seu próprio site? E pelo que eu sei, o Google coloca sempre a fonte de onde é retirada a notícia. E como já aqui foi dito, quantos mais utilizadores Google News (que são mais que os utilizadores dos próprios jornais), mais visitantes têm os sites dessas fontes.
25 de Março de 2008 às 3:38 pm
Bah, vão mas é escrever mais e melhores notícias. Deve ser só o Google News, não?!
25 de Março de 2008 às 5:32 pm
Ai ai por mais razão que os jornais tenham, em que tipo de luta se estão e meter com a gigante google e como acima dito pelo António isto mais me parece uma faca de dois gumes… se não tem trafego reclamam e vão ter ao google, se estão no google é o que deu… fico sem perceber.
25 de Março de 2008 às 5:32 pm
Hoje o Público (em papel) falava disto. Uma das preocupações dos jornais é que quando se acede a partir dum link no Google não conta como acesso à página (”page view”) - logo não conta para os anunciantes, logo os jornais recebem menos pelos anúncios que têm na edição electrónica.
O Google ter-se-á comprometido a intalar um protocolo de autenticação para que o acesso à página dos jornais passasse a contar. Esta exigência dos jornais parece inteiramente legítima.
Por outro lado, parece que os jornais querem que o Google só reproduza extractos das ediçõs on-line - pública ou reservada (paga) - mediante protocolo (onde recebam alguma coisa).
Quando se trata de dinheiro, raramente se pode dizer que de um lado estão os maus e do outro os bons.
P.S. Já agora. O tal milhão de euros a pagar pelo Google, ordenado por um tribunal belga a que me referi no comentário 19 é por dia. E um desabafo - algumas notícias - como a do post às vezes são tão mal dadas que nem “googlando”, i. é, lendo em vários sítios, fazem sentido.