gOS no Ubuntu
Já noutro dia aqui falamos no gOS e lembro-me que na altura ficou no ar a dúvida se o gOS era ou não do Google. Acho que ainda hoje essa dúvida persiste. Bem, mas seja lá de quem for o importante é ver isto a funcionar.
Ontem arranjei 10 minutos e facilmente consegui por a funcionar o gOS sobre o meu Ubuntu. Aqui fica uma dúvida desfeita, o gOS não é nenhum sistema operativo mas sim algo como um theme ou add-on que traz uns efeitos e gadgets interessantes. Chega de retórica, até porque hoje é sexta e já estou a pensar no fim de semana e claro… na minha bicicleta.
Bem vamos lá então começar. Ir para a shell do Ubuntu e “cozinhar” a seguinte receita:
Editar ficheiro sources.list
gksu gedit /etc/apt/sources.list
No final do ficheiro acrescentar os seguintes repositórios:
# gOS Repositories
# Repositórios do gOS
deb http://packages.thinkgos.com/gos/ painful main
deb-src http://packages.thinkgos.com/gos/ painful main
Guardar e Sair
- Importar a chave publica dos repositórios anteriores
Fazer o import da key, para termos a certeza que vai ser efectuado o download dos sites indicados no repositório e actualizar
wget http://www.thinkgos.com/files/gos_repo_key.asc
sudo apt-key add gos_repo_key.asc
sudo aptitude update
- Instalar
sudo aptitude install greenos-desktop xorg
Nota: Depois de instalado, deve sair da sua sessão e iniciar a sessão no modo Enlightenment
- Desinstalar (Se não gostar
)
sudo aptitude remove greenos-desktop
Arquivado na categoria: Linux
37 comentários a “gOS no Ubuntu”
Deixe o seu comentário
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.









14 de Março de 2008 às 7:11 pm
Google, the Google logos, are trademarks of Google Inc. gOS is not affiliated with Google or their partners.
14 de Março de 2008 às 7:28 pm
Já experimentei e achei interessante! Pretendo reinstalar!
Faltou a ‘homepage’: http://www.thinkgos.com/
Ah, e referir que é geralmente referido como GREEN OS… mas agora não vi isso na página oficial!!!
PS: Bicicleta?? BTT??
14 de Março de 2008 às 7:30 pm
“Já noutro dia aqui falamos no gOS e lembro-me que na altura ficou no ar a dúvida se o gOS era ou não do Google. Acho que ainda hoje essa dúvida persiste.”
Isto já parece a TVI dos blogs portugueses…Toda a gente veio praqui no outro post dizer que isto não era do Google, nem tinha nada a ver com a empresa, mas pronto. Cada vez mais o pplware perde nível de conteúdo.
14 de Março de 2008 às 8:00 pm
Boas Pedro Pinto,
Então é provavel que o cd de instalação do gOS é um ubuntu “patchado”? É provável…mas se é um ubuntu então perdeu muitas características.
Penso que é mesmo mais uma distro Linux do que um theme.
cumps, Jakimasa
14 de Março de 2008 às 8:01 pm
bem… eu a ver ali aquelas linhas de comando pensei para mim… “velhos tempos ter de andar a editar ficheiros de configuração à mão e ter de andar a fazer 5 passos só para instalar um novo driver para a placa de video”.
Pergunto eu a mim proprio quantas vezes um utilizador comum que só usa o Ubunto com o Openoffice e Firefox… e que queira instalar isto, vai-se enganar a escrever “wget http://www.thinkgos.com/files/gos_repo_key.asc” :))
Anyway… bom post.
Cheers
14 de Março de 2008 às 8:09 pm
@Manjerico
Sem comentários !!!!! Se parece isto ou parece aquilo porque cá vens?
Eu quando não gosto da TVI mudo para a SIC
Pedro Pinto
14 de Março de 2008 às 8:12 pm
@Joaquim Adráz
Pois eu a distro gOS nunca testei. Já alguém testou?
Pedro Pinto
14 de Março de 2008 às 10:05 pm
@ Pedro Pinto
Todos tem o direito à sua opinião. Gosto do pplware, mas notícias destas eram escusadas e só servem para fazer o postcount++.
14 de Março de 2008 às 10:05 pm
Descordo Pedro Pinto, o gOS é sim um Sistema Operativo, como prova disso, é só acessar o baixaki e ver as descrições dele… Além disso, o gOS pesa muita de 1 GB, o que nos deixa saber que ele realmente é um sistema operativo!
14 de Março de 2008 às 10:17 pm
@Manjerico
Mas o que tem a noticia de mal? Que eu saiba este post ensina a fazer algo. Se tu ja sabes..Optimo…para ti…deixa os outros tirarem partido.
“Cada vez mais o pplware perde nível de conteúdo…” ……Foi um comment++.
Pedro Pinto
14 de Março de 2008 às 11:27 pm
Mais um bom Post, PP
O gOS não é do Google, mas pelo que tenho lido parece que o Google mostra alguma vontade de apadrinhar este projecto (e outros do género)
Já agora, vale ou não a pena experimentar?
É que pelos comentários o pessoal não parece muito convencido…
Zé
14 de Março de 2008 às 11:28 pm
Manjerico a noticia, o guia que permite instalar o gOS no Linux é muito válido, os comentários que o autor imprime na sua forma de ver SO ou o apêndice, é pessoal e intransmissível, se ele acha isso só o tempo dirá se está ou não certo.
Aceitas ou não, estás no teu direito… mas com justiça e de forma honesta. pensa nisso
Bom fim-de-semana
15 de Março de 2008 às 12:11 am
Já instalei o gOS no Ubuntu e desde já aviso que em termos visuais o desktop nada tem a vêr com a imagem publicada acima!
15 de Março de 2008 às 1:00 am
tenho um portatil hp relativamente recente, será que se passar para o unbut vou melhorar em relação ao vista!! aos apreciadores quais são as principais vantagens do unbut!?
15 de Março de 2008 às 1:54 am
@asselema
Cumps
Porque não instalar o ubuntu em conjunto com o windows e depois tiras as tuas conclusões
15 de Março de 2008 às 7:10 am
@ Pedro Pinto e Vítor M.
A opinião do autor é uma coisa, outra é mentir. O tutorial é perfeitamente válido e útil, mas apesar disso já no post anterior todas as dúvidas se o sistema era ou não afiliado à Google foram esclarecidas, basta ir ver os comentários.
http://www.pplware.com/2008/01/10/gos-google-os-o-sistema-operativo-do-google/
Como o próprio Vítor disse na anterior notícia, “este post força um bocado os limites da actual realidade”, e nada fizeram para mudar isso neste.
15 de Março de 2008 às 11:32 am
Eu ja o instalei no entanto penso que os icones não ficaram todos instalados, ex. no meu desktop aparece os dois leitores de cd que tenho no entanto sem o icone só com a legenda…. eu antes estava a usar o KDE 4.
Fora do topico: PPinto será que me podias ajudar com o “VirtualBox”, eu estou a usar o Ubuntu 7.10 no entanto como tenho, um ou outro, software que só corre em windows instalei o Windows 2000, no virtual box, até aqui tudo bem, no entanto um dos softwares liga-se a uma porta de serie, como faço para ter acesso ás portas de série no VirtualBox? Nas portas USB consigo ver o que esta ligado no entanto não tenho acesso? Agradeço desde já a tu disponibilidade.
15 de Março de 2008 às 12:58 pm
de facto foi algo que tambem me “incomodou” ao ler este post, porque ja da ultima vez que se tinha falado nisto eu e outros respondemos a essa questao do Gos nao ter nenhuma relação com o google, até porque a equipa de desenvolvimento é publica e admite nao ter afiliação com o google. assim concordo com o manjerico quando reclama por essa mesma razao.
o post tem um fim, mas acho que deveria haver coerencia nas informaçoes para nao acontecer estas situaçoes, porque a mim fez-me sentir “que é que me valeu o meu comentario anterior?”
15 de Março de 2008 às 4:23 pm
Boas Pedro Pinto.
Segui todos os passos indicados, contudo não sei como iniciar a sessão no modo Enlightenment. Desculpa se a pergunta faz pouco sentido, mas ainda estou a dar os primeiros passos em Linux (na verdade ainda estou a gatinhar…). Penso que deveria aparecer logo quando ligo a máquina, contudo aí continuam a aparecer as mesmas opções…
Quanto a gOS não ser da Google já toda a gente sabe, aqui mesmo já foi dito isso, mas por vezes é conveniente repetir certa informação porque nem toda a gente está sempre a par de toda a informação. Por isso discordo do Manjerico. Para além do mais todos os blogs sobrevivem de audiências, não vejo mal nenhum em gerar certas discussões.
Parabéns pelo blog. É óptimo.
15 de Março de 2008 às 6:40 pm
@Pedro: Conheces o gnome-do? Ainda estou a tentar iniciar-me nesta ferramentas que me parece incrivel. Deixo aqui uma sugestão para um artigo, mesmo porque isto pode ser engraçado para executar comandos (como os deste artigo)… Se tiveres tempo dá uma vista de olhos pelos screencasts. Página do projecto: http://do.davebsd.com/
Quanto ao artigo, nicePostCount++… venham mais destes
15 de Março de 2008 às 7:04 pm
gOS vem de Good Operative Sistem. Não tem afiliações de nenhum tipo com a Google e seu fundador é Dave Liu. O objectivo era criar um sistema operativo gratuíto, à maneira do Ubuntu (à qual tampouco têm afiliações).
David Liu foi entrevistado no programa EpicFU e recebeu o destaque do programa da 1ª semana de Janeiro. Podem ver aqui: http://epicfu.com/2008/01/political-madness-insane-sport.html (têm de esperar carregar e adiantar o vídeo para o minuto 4:34. Isto se não quiserem ver o resto do episódio, porque o programa vale bem a pena).
15 de Março de 2008 às 7:08 pm
Carolina, quer dizer Green OS.
15 de Março de 2008 às 7:27 pm
@ Manjerico
É de mim ou tu não gostas muito do fim de semana de certeza e andas aqui sempre a criticar e com bocas. Meu amigo, vai ao site e vê com os teus olhos…
“Copyright © 2007 Good OS LLC. All rights reserved. Patent pending.
gOS is licensed under a Creative Commons Attribution Noncommercial Share Alike 3.0 Unported license.
Google, the Google logos, are trademarks of Google Inc. gOS is not affiliated with Google or their partners. ”
Por isso tu é que deves querer dizer Good OS.
UPS?!? Aconteçe a qualquer um.
Peço desculpa ao resto do pessoal, mas há coisas com as quais não posso.. e uma delas é o tipo de atitude que o Manjerico está a ter.
Abraços
15 de Março de 2008 às 7:34 pm
Manjerico, quer dizer Good OS.
15 de Março de 2008 às 8:30 pm
Lá uma coisa é certa: ao ler o post não se percebe se o gOS é da google ou não. Se é possível ser-se menos ambíguo, devem sê-lo. Pelos vistos já era facto adquirido que não.
Mas por favor, não me digam para me pôr a mexer, que deixe de criticar ou que mude de canal se não gosto, porque acho que não é caso para isso.
Hasta
15 de Março de 2008 às 8:40 pm
Pedrokas, acho que o Manjerico tem mesmo razão, é Green OS.
http://stuffem.wordpress.com/2007/11/08/green-os-ubuntu-alternative
15 de Março de 2008 às 8:44 pm
Manjerico, vê mas é o vídeo.
15 de Março de 2008 às 8:50 pm
Credo! Será que ninguém confia no oficial? Ou ao menos se dá ao trabalho de ler?
http://www.thinkgos.com é o site oficial. Na info do fim da página está mais claro do que água “Copyright © 2007 Good OS LLC”. Querem tirar a limpo, vejam a entrevista com o próprio Dave Liu: http://epicfu.com/2008/01/political-madness-insane-sport.html.
15 de Março de 2008 às 9:31 pm
Pois é. Claro que procurei no site oficial, mas fora essa referência (não muito destacada) no fundo do site não encontrei nada mais relativo a good OS. Além disso o termo Green OS é amplamente usado pela web para o referir.
Mas essa referência não deixa grande margem para dúvidas.
16 de Março de 2008 às 12:10 am
Pois é, o nome do pacote a instalar até é goodos-desktop e não greenos-desktop.
Procurem saber das coisas antes de falar sobre elas. Carolina, peço imensa desculpa se estou a contrariar o vídeo que não vi, mas nem que venha o Stallman gritar “Good OS” a plenos pulmões eu vou mudar a minha opinião. Não por teimosia, mas porque simplesmente o nome correcto é “Green OS”.
Good OS é o nome da companhia que está a desenvolver o sistema.
16 de Março de 2008 às 12:41 pm
Oh pessoal, se se informassem antes de postar barbaridades pra toda a gente ler… o gOS é uma versão do Ubuntu (o Ubuntu está TODO lá debaixo, é só questão de o saber aceder) feita pela Wal-mart para os seus computadores de baixo custo (tipo 300$). Agora digam-me uma coisa, usar um software da Microsoft é mau porque eles ’são um grupo que só pensa em dinheiro’ e da Wal-mart já é bom?! Coitaditos da Microsoft, à beira da Wal-mart são uns meninos de coro…
16 de Março de 2008 às 10:23 pm
Boas
Pedro Pinto, eu sou um principiante nas lides do linux, mas esta já é a segunda versão do ubuntu que tenho instalado. Primeiro foi o 7.04 (Feisty Fawn) e agora o 7.10 (Gutsy Gibbon), e como tal fiz tudo exactamente igual ao que está no tutorial e mesmo assim não consigo ficar com o ambiente de trabalho como o gOS!!! A única coisa que mudou foi o ecrã de login. Será que estou a fazer alguma coisa mal? Agradecia que me pudesse dar algumas luzes se possível.
Cumprimentos
17 de Março de 2008 às 10:08 am
Eu já instalei o gOS beta 2 e esse sim tem a aparência do screen mostrado aki no pplware. Axei-o muito rápido para todos os efeitos visuais que traz. Mos deparei-me com muitos bugs, muitos mesmo que me incomodavam e resolvi voltar ao ubuntu.

Testei este processo e em termos de estabilidade, garanto-vos que é muito melhor que o próprio gOS
Quanto aos icons, é de facto verdade que não aparecem os que estão aqui publicados no screen, mas axo que se deve ao facto de a dock não ser a mesma. Pode até mesmo ser apenas o tema do gOS 1 que eu nunca experimentei, nem nunca vi.
Mas prefiro continuar com o meu tema ubuntu studio no ubuntu 7.10
17 de Março de 2008 às 10:52 am
Peço desculpa mas mas tenho que concordar com o Manjerico .
CoolMaster
18 de Março de 2008 às 12:45 pm
bem k discussão!

Green OS ou Good OS que diferença faz?
No site oficial está Good OS, mas o rapazinho é todo sportinguista! O nome greenos–desktop pode não ter nada a ver com o nome do Sistema Operativo e sim com o nome do tema adoptado pelo gOS. Não se zanguem por causa disso e passem apenas a tratá-lo por gOS
19 de Março de 2008 às 7:13 pm
maurycio ninguém se zangou… deixa o pessoal apurar a verdade que dá jeito a muita gente que lê!
21 de Março de 2008 às 1:47 am
Oh zés dreds, gOS é GreenOS e nao GoogleOS xD
pareceme uma distro pesada com atalhos para os serviços da google, eu uso intensivamente os serviços deles mas não me parece grande bisnaga ter um OS de porpósito só para ter uns atalhos?!