Windows Vista aumenta participação no Mercado
Estudos recentes mostram que a fatia de mercado correspondente ao Windows Vista tendo vindo a crescer constantemente, mês a mês, desde seu lançamento. Já o adversário directo, o Mac OS X, manteve os resultados sem grande alteração… Ainda assim o sistema operativo mais utilizado continua a ser o Windows XP.
No último mês, 4,52% dos sites monitorizados foram visitados por computadores com Windows Vista. Em Janeiro, aquando do seu lançamento, esse número era de 0,18%. Em Fevereiro já eram 0,93%, em Março 2,04%, em Abril 3,02% e em maio 3,74%.
Quanto ao Mac OS X (somando os resultados do Mac PowerPC e do Mac Intel), este manteve-se praticamente constante nos seus 6% de penetração no mercado. Em Janeiro, 6,22% dos internautas usavam o Mac OS X, número que subiu para 6,44% em maio mas caiu para 6% em Junho, o que mantém o desempenho médio.
A este ritmo, o Windows Vista deverá ultrapassará os 6% da Apple lá para fim de Agosto. Com a fatia da Apple constante, é fácil notar que o crescimento do Windows Vista se deu sobre o Windows XP, que caiu de 85,02% em Janeiro para 81,94% em Junho.
A notícia surge pouco depois do presidente da Acer, Lanci Gianfranco, ter afirmado que «toda a indústria está desapontada com o Windows Vista». Na sua opinião, o novo sistema operativo da Microsoft apresenta problemas de estabilidade e compatibilidade com aplicações existentes no mercado. «O Vista teve um impacto mínimo na venda de novas máquinas. Muitos consumidores simplesmente preferem o XP». Lanci diz, ainda, que a Acer continua a vender computadores com Windows XP porque o Vista não agrada a muitos dos seus consumidores alvo.
Arquivado na categoria: Informática
27 comentários a “Windows Vista aumenta participação no Mercado”
Deixe o seu comentário
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.








27 de Julho de 2007 às 12:51 pm
Então e Linux? Nada? Querem ver que são os 2,2% (Other)??
27 de Julho de 2007 às 12:53 pm
Mas que “retada”… sabia que estava de longe à frente da “concorrência” mas por números assim nunca pensei.
O Vista vai ter muito que dar para se aproximar do XP!!!
27 de Julho de 2007 às 12:57 pm
@S.Costa
deixa sair os jogos APENAS DirectX10… que vais ver o XP a ficar para trás, e mesmo com o DirectX “emulado” no XP não significa que funcione a 100%, tal como qualquer emulação é tudo muito mais lento.
Fiquem bem;-)
27 de Julho de 2007 às 1:08 pm
Claro que vai crescendo.
Não porque as pessoas o queiram mas porque não lhes são dadas opções de escolha e as novas gráficas gomobile são o melhor exemplo disto ao não terem drivers para os SOs mais antigos. Mesmo assim, pelo que tenho lido, o crescimento está a milhas de distância das previsões, e dos desejos, optimistas da M$.
Não é um SO que se compre porque se queira ter mas sim porque tem que ser.
27 de Julho de 2007 às 1:14 pm
Windows Vista = Windows XP + interface bonita + mais bugs
27 de Julho de 2007 às 1:22 pm
tenho a mesma opinião do ZeX
não é pk s ker mas pk s é obrigado…
inda à uns dias atras fui ajudei um kolega meu a escolher as componentes para um desktop e no final, para escolher o sistema operativo… nem nos davam a opção do XP (klaro k isso tb s resolve)
fikem bem
hasta
27 de Julho de 2007 às 1:28 pm
@Ganondurf
Mais bugs? Lolada do mês
Claro, o XP ne mcom o Service Pack 2 deixa de ter crashes constantes seja no Explorer seja em jogos, é super seguro, quando aparecem montes de avisos de ataques hacker, ao qual no Vista é RARíSSIMO.
Tirando conclusões, o XP é o fracasso que sempre foi, é rápido? em jogos? aplicações? experimentem o Windows 98 ou mesmo o 2000 que vão ver o que é rápido.
Enfim… fiquem bem
27 de Julho de 2007 às 1:34 pm
No mundo MS neste momento Windows XP ainda é melhor para a maioria do Hardware em circulação e tem melhor performance eu pelo menos ate 2008 não deixo de usar o XP. Alias ja pus a amigos meus o Vista e todos me pediram o XP de volta so axaram piada uns primeiros dias. É k tipo so cresce o uso do Vista devido ao OEM pk kem sabe mudar de SO continua a preferir XP (no meu caso com Dual Boot com Ubuntu ou outra distro)
27 de Julho de 2007 às 2:00 pm
Eu concordo com o EL1TE, senão de caminho estou aqui a dizer que Windows XP = Windows 98 + interface mudada + bugs, lol.
Pelo que sei o Vista foi criado do princípio e é normal que possa haver um ou outro bug, mas que se a minha memória não me falha acho que não encontrei nenhum. Já no XP, mesmo após Service Pack, foi possível encontrar bugs. O Service Pack 2 do XP creio que ocupa uns 200Mb, anda aí perto, mas tanto Mb porquê? Eram assim tantos os erros? (Não digo que tudo isto seja só para corrigir problemas, mas talvez a maior parte)
E em segurança do Vista nem se fala, mesmo no princípio quando andei sem qualquer tipo de protecção nada me aconteceu, agora com a suite do NOD32 raramente tenho avisos de ataques ou algo do género, já no XP…
Mas claro, o Vista pode (agora) ser mais lento em comparação ao XP (como este comparado ao 98, lol) mas foi feito a pensar em algo mais à frente, certamente daqui a uns tempos teremos todos um processador de 2/4 núcleos, uma gráfica com suporte a directx10, ram para dar e sobrar e discos enormes com velocidades superiores, coisa que fluirá no Vista que nem um brinquedo.
Não defendo que o Vista seja o Windows do futuro, até porque penso que já está em criação o Windows Vienna, mas não faço ideia do que daí possa vir. Mas com o tempo tudo mudará, pois muita gente faz coisas básicas num computador, usam XP mas isso é-lhes indiferente desde que dê para jogar, imprimir, ou seja o que for, desconhecendo também o Windows Vista ou outro SO. (Apenas a minha opinião…)
27 de Julho de 2007 às 2:17 pm
Muito brevemente e sem me alongar vou dar a minha opinião,eu actualmente uso o XP e o Vista depende do PC que estiver a usar na altura, e digo o Vista dá 10 a 0 ao XP em tudo o que eu pensava ser impossivel . Até ao principio de 2008 o Vista vai ultrapassar o XP em numero de utilizadores, já são mais de sessenta e seis milhões . E para acabar não há SO’s do futuro apenas do presente até porque o WIN 7 já está bastante adiantado .
Bem Haja
Carlos
27 de Julho de 2007 às 2:30 pm
@ EL1TE
Se fosse o mercado dos servidores a conversa era outra :] Agora em desktop é capaz de ser assim, no entanto mesmo que a percentagem seja pequena comparativamente com os outros não faz com que sejam poucas pessoas a usar em desktop linux.
CoolMaster
27 de Julho de 2007 às 3:12 pm
Ainda fico impressionado é com os 4% do Windows 2000!!!
Já agora, sendo estes valores de SO’s genuinos e “não genuinos” haverá valores ou forma de extrapolar para apenas sistemas operativos genuinos?!!? Alguém tem alguma ideia?
27 de Julho de 2007 às 3:47 pm
@nrocha
no mercado dos servidores a história era outra? não me parece, até porque o Longhorn Server ainda não saiu…
Depois há que fique bem claro que o XP quando saiu era uma “aberração”, não me vão querer comparar o XP quando saiu com o Vista quando saiu pois não??
PS: Eu gosto é dos Live CD das distribuições Linux, isso sim, é do best!
Fiquem bem
27 de Julho de 2007 às 3:52 pm
Não concordo com os dados apresentados. Esses dados estão longe da realidade.
27 de Julho de 2007 às 4:26 pm
@ EL1TE
É facil! http://news.netcraft.com/archives/2007/07/09/july_2007_web_server_survey.html e vês que o apache (que se supõe que esteja a correr em Linux ou outro unix) esta a frente das soluções da microsoft. E isto só a nivel de web servers, porque já se sabe que servidores de email, dns, etc esta quase tudo em linux.. isto a nivel da internet. Não estou a falar a nivel empresarial onde bastantes redes têm servidores em windows, no entato tambem existem muitas que têm servidores num dos UNIX.
Tambem existem companhias que preferem Linux over * (inserir outra coisa qualquer), e a NASA é um grande exemplo disso: http://flightlinux.gsfc.nasa.gov/ .. Já estava a ver o space shuttle com os displays todos a mostrar o blue screen hhehe.
CoolMaster
27 de Julho de 2007 às 4:52 pm
[…] Contact the Webmaster Link to Article windows vista Permanent Link to Windows Vista aumenta participação no Mercado » […]
27 de Julho de 2007 às 5:24 pm
@Trollitito
“O Service Pack 2 do XP creio que ocupa uns 200Mb, anda aí perto, mas tanto Mb porquê? Eram assim tantos os erros?”
Se bem me recordo o SP2 saiu cerca de 2 anos dp do lançamento do XP e com qq à volta de 230Mb
Ora vejamos então o que já temos para o Vista(s curtas)…
(O tal em que era tudo novo e no final acabou num espécie de skin artística e mais umas mariquices a enfeitar o xp, que por sua vez já era um update do 2000 que, por sua vez, foi assente em cima do velhinho NT4…)
Vista release date -> January, 30 ->>
Windows Vista - Critical Updates
KB925902: Security Update for Windows Vista
KB929123: Cumulative Security Update for Windows Mail for Windows Vista
KB930178: Security Update for Windows Vista
KB931213: Security Update for Windows Vista
KB933566: Cumulative Update for Internet Explorer 7 in Windows Vista
KB935807: Security Update for Windows Vista
Windows Vista - Recommended updates
KB917607: Windows Help program (WinHlp32.exe) for Windows Vista
KB925528: Update for Windows Vista
KB928089: Update for Windows Vista
KB929399: Update for Windows Media Format 11 SDK for Windows Vista
KB929451: Update for Windows Vista
KB929615: Update for Windows Vista
KB929735: Update for Windows Vista
KB929761: Update for Windows Vista
KB929762: Update for Windows Vista
KB929777: Update for Windows Vista
KB929824: Update for Windows Vista
KB930955: Update for Windows Vista
KB931099: Update for Windows Vista
KB931573: Update for Windows Vista
KB931836: Update for Windows Vista
KB932246: Update for Windows Vista
KB932406: Update for Windows Vista
KB932590: Update for Windows Vista
KB932649: Update for Windows Vista
KB932988: Update for Windows Vista
KB933612: Update for Windows Vista
KB933872: Update for Windows Vista
KB933928: Update for Windows Vista
KB935280: Update for Windows Vista
KB935652: Cumulative Update for Windows Media Center for Windows Vista
KB935855: Update for Windows Vista
KB936357: Update for Windows Vista
KB936824: Update for Windows Vista
KB936825: Update for Windows Vista
KB937077: Update for Windows Vista
KB937123: Update for Windows Vista
KB938637: Update for Windows Vista
Nuns cálculos rápidos “a olho” diria que já aqui estão perto de 100Mb… aos 6 meses…
27 de Julho de 2007 às 5:42 pm
Engraçado que eu não precisei de tantos updates assim, tenho feito desde sempre e não foram tantos, mas seja como for, que vantagem tem o XP sobre o Vista? Eu só vi a velocidade, pois o meu pc também não é uma máquina, mas se assim fosse não haveria nenhuma vantagem, pelo menos no meu ponto de vista. Certo que quando comecei a usar o Vista não achei que tivesse grande vantagem, mas após cerca de 9 meses de uso do Windows Vista apercebi-me que afinal tinha mais vantagens. Acho que quem o usa se vai apercebendo disso aos poucos, pois mau era daqui em diante a Microsoft fazer SO’s piores que o seu anterior Windows XP.
27 de Julho de 2007 às 5:50 pm
@ZeX
o tamanho de um update único é sempre maior do que a junção de todos num service pack, para quem não sabe os updates, tal como os patches nos jogos, escrevem em “cima” de ficheiros a que estão destinados corrigir, é como abrir um ficheiro de texto e substituir/corrigir/apagar letras e/ou palavras, o que quero eu dizer com isto? quero dizer que não vai ser preciso criar um setup por cada correcção (os setups geralmente têm tendência a ser muito maiores do que para aquilo que vão fazer, principalmente os mais pequenos), concluindo será um update único que ocupará muito menos espaço do que se forem os mesmos updates à parte.
E lembrem-se que o Windows vista tem uma programação mais complexa, daí os updates serem maiores.
O primeiro service pack do Windows XP foi lançado em 11 meses após o lançamento do Windows XP, esperemos então pelo lançamento da versão final do primeiro Service pack para o Vista.
PS: Daqui a pouco dizemos que o melhor Windows é o Windows 95, que por sua vez passará a ser o recomendado em todos os campos (not).
Fiquem bem…
27 de Julho de 2007 às 6:16 pm
@ EL1TE
Eu sei disso. E repara que atirei um calculo “a olho” porque o conjunto de todas aquelas patches mais as versões para o 64 bits já ocupam 210MB. (Em 6 meses)
Quanto ao 95… claro que não. (Percebi a ironia, não vale a pena explicar)
Mas olha que se tivesses falado no 2K estava capaz de até concordar contigo:
Máquina ligada 24/7 ->>
Operating System: (Win2K)
Installed: (165wks 4hrs 6mins 21secs ago)
Total Bluescreens (Nos últimos 6 meses) -> 0
Máquina do “disparate” (é a do instala/desinstala) ->>
Operating System: (Win2K)
Installed: (86wks 18hrs 30mins 51secs ago)
Total Bluescreens (Nos últimos 6 meses) -> 2
I rest my case!
@ kendimen
Queres ver que 1/2 daquele total de 4% são só à minha conta?
27 de Julho de 2007 às 6:52 pm
@ZeX
eu já tinha dito que o Windows 98 e mesmo o 2000 são ambos mais rápidos que o XP
[lol]PS: Em quantos Service Pack já vai o Windows 2000?[/lol]
Fica bem
28 de Julho de 2007 às 9:47 am
Uma crítica: é de bom tom colocar a fonte das noticias.
29 de Julho de 2007 às 3:26 pm
@ZeX
Usas o Vista no teu dia a dia para seres tão radical ?
Para mim é o melhor, mais rapido, seguro e bem estruturado SO que a Microsoft já lançou, e não me refiro ás “mariquiçes” gráficas .
Bem Haja
Carlos
P
29 de Julho de 2007 às 10:56 pm
[…] Fonte Peopleware […]
30 de Julho de 2007 às 3:24 pm
@ Sérgio
Se fores vasculhar pelos artigos q escrevi até hoje vais perceber q em nenhum deles faltam os créditos ao autor original. Excepção feita para aqueles q são feitos de raiz por mim…
Mas já agora, qual é a fonte?
4 de Agosto de 2007 às 10:49 am
@EL1TE
Ok, vou ser mais especifico. Tem mtas incompatibilidades, o que o torna menos funcional, assim como um SO com mtos bugs. Melhor assim?
4 de Agosto de 2007 às 1:52 pm
Lol, muitas incompatibilidades? Quais? Eu só conheço uma: Netcount (aliás, apenas a opção “Bloquear Tráfego Internacional” é que não é compatível, de resto, dá tudo lindamente). Muitos bugs.. Como quem diz “tropeço em muitos a viajar no explorer”, lol. Enfim…